12.06.2006

UMA NOITE SEM IGUAL

Naquele tempo, as pessoas eram como as de hoje, mas o jeito de viver era mais calmo e mais trabalhoso. E lá na Judéia da nossa história havia um menino como você chamado Benjamim.
Ele era alegre e gostava de correr e pular. Ainda bem ,porque uma parte do seu trabalho era justamente correr e pular atrás dos carneirinhos que queriam fugir. É que Benjamim era pastor. Passava o dia com os pastores mais velhos. Às vezes, quando não havia gente grande por perto, aparecia um menino de asas mais brancas que os carneirinhos e os dois brincavam.

- Qual o seu nome ? perguntou um dia o pastor.
- Gabriel - disse ele.
- E, porque você voa pelo céu ?
- É que eu sou um anjo.

E o anjo e o menino eram amigos. De noite, quase sempre Benjamim dormia ali pelo, campo mesmo, com os outros pastores. Às vezes fazia muito frio e ele se esquentava pelo meio do carneirinhos. ( ... )
Mas uma noite, de repente, ele acordou com um susto. Tinha certeza de que alguma coisa esquisita estava acontecendo. Depois, reparou bem O QUE TINHAS FEITO ELE ACORDAR ERA O SILÊNCIO. Um silêncio enorme, como se o mundo todo tivesse parado para prestar atenção, igualzinho a ele.
- Que foi ? - perguntou um pastor.
- Não sei, está tudo tão quieto... - disse outro.
E todo mundo acordou .
Os dois que ficavam de vigia mostraram os que os carneirinhos também estavam de olhos abertos e cabeça em pé.
Aí eles foram começando a sentir um PERFUME bom e a ouvir uma música suave e linda, vinda do alto, como se o seu tivesse cantando assim :

- GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE !
Ao mesmo tempo, tudo começo a clarear em volta e eles ficaram no meio de uma bola de luz, em plena noite.
Os pastores ficaram com muito medo.
Mas aí, sabe que apareceu ?
Gabriel ! Então Benjamim ficou sossegado e ajudou a acalmar os grandes enquanto o amigo explicava :
- Ninguém [precisa ter medo. Estou trazendo uma NOTÍCIA ÓTIMA, que vai ENCHER O MUNDO INTEIRO DE ALEGRIA, E VOCÊS SÃO OS PRIMEIROS A SABER...
- O que é ? - perguntou Benjamim.
- É que perto daqui, em Belém, nasceu um menino que vai SALVAR todos os homens.
- Quem é ele ??
- É o Filho de Deus e se chama Jesus...
Benjamim ficou todo animado e chamou os outros :
- Vamos até lá...
Depois, perguntou a Gabriel:
- Onde é a casa dele ?
O anjo explicou :
- Ele não tem casa. Maria, a mãe dele, veio de Nazaré, com José, o marido. Viajaram muito e estavam exausto, mas não acharam nenhum lugar para ficar. E aí chegou a hora do menino nascer.

Mas se não estavam numa estalagem, que era o hotel daquele tempo, onde é que o neném podia ter nascido ? No meio da rua ? Debaixo da ponte, feito tanta gente que não tem onde morar ?
Benjamim queria saber .
- Eles se abrigaram num curral - disse Gabriel - O menino está deitado num cocho de botar comida para os animais, porque não tinha berço. Podem ir lá, é fácil, é só seguir a Estrela.
Os pastores foram . Logo viram a estrela bem brilhante . Benjamim saiu correndo na frente, aos pinotes. Num instante chegou lá e viu o Menino enrolado num panos, deitado na manjedoura, que é como se chamava o cocho antigamente. Era tão pequenino, tão bonitinho, que Benjamim teve vontade de sorrir para ele, cantar , chorar , se ajoelhar e rezar, tudo ao mesmo tempo, e agradecer a Deus porque Alguém tinha vindo salvar todos os homens.
Ficou olhando, quietinho, pensando que ele era a primeira pessoa , além de José e Maria, que estava vendo o Menino Jesus, o Filho de Deus.

Os animais tinham chegado antes. Um boi e um burrinho respiravam parto da manjedoura, o ar ficar quente naquela noite fria. Um galo se encarrapitou no telhado para vigiar quem chegava. Um pavão apareceu não se sabe por que, vai ver que só para enfeitar. Passarinhos de todo o tipo tinham chegado perto, talvez fossem dar suas penas para fazer um colchãozinho mais macio do que aquela palha...
Até os grilos e vaga - lumes estavam por ali.
Lá longe, vinham os outros pastores. Traziam presentes para o menino : ovelhas, uma moringa d’água, flores cheirosas, uma manta de lã.
- Puxa ! - pensou Benjamim - Só eu não tenho um presente para ele ... E queria dar tanto algo bem lindo ...
Aí Gabriel disse um segredo, bem baixinho, no ouvido dele :
- Tem presente, sim. O que é que você quer dar ?
- Os brilhos da noite - respondeu Benjamim - Uma coroa de estrelas ou vaga - lumes.
Gabriel sorriu e as estrelas vieram. Ou eram vaga - lumes, não dava para ter certeza. Como se estivessem de mãos dadas, formando uma roda. E ficaram em torno da cabeça do Menino, brilhando e piscando.
E por todos os séculos, todos os pintores sempre viram e pintaram a luz dessa coroa. Mais leve que a luz da lua.
Presente de Benjamim, com a ajuda de Gabriel.
[Ana Maria MAchado]